Plano de Continuidade de Negócios
É um processo de gestão que identifica ameaças, impactos e as ações que devem ser tomadas para minimizar prejuízos financeiros e operacionais causados por incidentes operacionais não previstos.
Como as organizações deverão reagir aos eventos causados por incidentes ou falhas tecnológicas?
Sua organização está preparada para reagir ou prever eventos que comprometam a operação?

​Todas as organizações estão, com maior ou menor probabilidade, suscetíveis a interrupção das suas atividades críticas ocasionadas por falhas tecnológias, eventos naturais, interrupuções de serviços públicos, etc.

A implementação de um processo de Plano de Continuidade de Negócios é fundamental para responder de maneira eficiente aos cenários de incidentes e manter os serviços de tecnologia da inform​​​​​ação, considerados críticos, ativos. Com essa estratégia é possível minimizar as perdas financeiras e operacionais das organizações. 

Etapas para implementação de um Plano de Continuidade de Negócios.

Basicamente o ciclo de vida de um projeto de Plano de Continuidade de Negócios(PCN) pode ser definido da seguinte maneira:

 

  • Gestão do programa: São definidas as responsabilidades, como será feita a gestão contínua do programa e os requisitos de documentação do programa.
  • Análise de impacto dos negócios (BIA): identificado as atividades críticas, a determinação dos requisitos de continuidade, a análise de risco e as ações que serão tomadas quanto aos riscos identificados.
  • Criar estratégia de continuidade de negócios:São escolhidas as estratégias para as pessoas, instalações, tecnologia, informação e suprimentos relacionados com os processos críticos.

 

Os PCN’s (Plano de Continuidade de Negócios), são ativados para dar suporte às atividades críticas necessárias para cumprir os objetivos da organização.

Podem ser executados integral ou parcialmente e em qualquer etapa da resposta a um incidente e tem sua base e essência conforme o Framework BCM (Business Continuity Management) que é o processo de criação de sistemas de prevenção e de recuperação para lidar com as ameaças potenciais para a empresa.

 

 

O Cliclo de Vida BCM da Gestão de Continuidade de Negócios apresenta as etapas necessárias para que a Continuidade de Negócios seja estabelecida em caso de incidente e mantida garantindo a continuidade dos negócios da organização.

 

Operational Management:

 

  • Exercícios e Testes de Planos de Continuidade e de Recuperação de Desastres.
  • Desenvolvimento de Plano de Continuidade para TI, Processos e Pessoas.

 

 

 


Pode ser implementado no processo PCN, a ferramenta RPX que automatiza o processo de criação, manutenção e ativação de seus planos em toda a sua empresa . O RPX Software da Recovery Planner reconhecido pelo Gartner´s como líder em soluções BCM do ano de 2014 está presente em diversas empresas internacionais de grande porte.

 

 

Alguns Cases:

 

  • Oil Company - Ecopetrol in Colombia
  • BM&F BOVESPA - Bolsa de Valores do Estado de São Paulo ( Brasil )
  • PAREXEL International Corp - EUA
  • Goodyear Tire & Rubber Company - EUA

 

A Arbit está preparada para identificar todos os processos que sustentam as operações de negócio, analisar o ambiente e definir as estratégias para  elaboração do Plano de Continuidade de Negócios da sua organização.

Entre em contato conosco e solicite uma apresentação​

Contate-nos: +55 11 3018-3850 Rua Fidêncio Ramos, 195 - 2º andar
Vila Olímpia - São Paulo, SP
Trabalhe conoscoFaça parte do nosso time!
Envie seu CV para: vagas@arbit.com.br
.
FacebookLinkedin
© 2015 Arbit. Todos os direitos reservados.
Skip Navigation Linksparceiros